Brasileiro tem que declarar Bitcoin

Contribuintes que possuem Bitcoins terão de prestar informações à Receita Federal e, em alguns casos, pagar Imposto de Renda. O fisco decidiu que essas moedas "se equiparam a ativos financeiros para fins tributários". Por isso, devem ser declaradas como "outros bens" por quem possuía o equivalente a R$ 1 mil ou mais em dezembro de 2013.

Também é necessário recolher IR de 15% sobre o ganho de capital em transações superiores a R$ 35 mil. Essa obrigação inclui negócios realizados nos últimos cinco anos, cujo imposto deve ser pago com multa e juros.

A Receita diz que não é possível fixar uma regra de conversão da moeda virtual para reais. O contribuinte que utilizar cotações de sites que prestam esse serviço, no entanto, não deve enfrentar problemas com o fisco.

O bitcoin, que surgiu em 2009, é uma moeda que existe apenas no mundo digital e não tem nenhum controle ou garantia estatal ou do sistema financeiro. Uma série de problemas relacionados a essa forma de pagamento levaram vários países a discutir formas de proteger usuários e evitar o uso desse instrumento em atividades criminosas. O Brasil adotou medida semelhante à dos EUA, que também decidiram que essas moedas devem ser tributadas e declaradas.

No caso brasileiro, a Receita concluiu que é possível cobrar o tributo e as informações sem alterar a legislação. Bastava o entendimento do órgão de que as moedas virtuais podem ser equiparadas a um ativo para o qual já existam regras tributárias.

Segundo o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita, Claudemir Malaquias, a decisão não significa que o governo considera que essas operações estão de acordo com toda a legislação. Abordou-se apenas a questão tributária. A classificação como algo equivalente a um ativo financeiro também só serve para efeito de Imposto de Renda.

3 comentários:

  1. http://bonusbitcoin.co/?ref=0FB2EF90AC56

    50% comissão de referencia e 5% de bonus diario sobre tudo que ganhou durante o dia

    ResponderExcluir
  2. http://bonusbitcoin.co/?ref=0FB2EF90AC56

    50% comissão de referencia e 5% de bonus diario sobre tudo que ganhou durante o dia

    ResponderExcluir
  3. BitKONG is a verifiably fair online bitcoin game.

    DON'T Forget: Claim bitcoins every 10 minutes from the btc faucet.

    ResponderExcluir